quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Desejo para um ano novo



Escrevi um comentário num blogue que sigo e do qual gosto muito, o Menina Rapaz. Os textos do blogue da Joana são sempre muito curiosos e interessantes e as imagens escolhidas compõem cada post de forma muito original. É um local na net de passagem obrigatória para mim no dia-a-dia. Passem por lá para perceberem bem do que estou a falar e deixem-se prender como me aconteceu a mim. Vale a pena, vão ver.

Há um par de dias atrás, a Joana escreveu o texto "Desejo de ano novo", no qual me revi de uma certa forma, tanto que até já tinha planeado escrever algo sobre o tema no final do ano. Deixei na caixa de comentários o seguinte:


"Também tenho um desejo que há anos e anos renovava e refazia na passagem do ano. Esse desejo continua por concretizar. Nos últimos anos deixei de lhe dedicar tempo na hora de comer as passas. Não é que tenha deixado de o desejar. Não é que ele seja assim uma coisa ao nível da utopia e no domínio do impossível. Simplesmente não acontece. Simplesmente ainda não aconteceu. Talvez.

Este ano, tal como nestes mais recentes, o meu desejo para o próximo ano resume-se ao mais importante e legítimo que o ser humano pode ambicionar: saúde para todos. Assim pareço uma idosa em matéria de desejos expressos. Mas lá no fundo nunca perdi o meu desejo de jovem adulta. Não faço é a mais pequena ideia de como reagirei quando, e se, um dia, já completamente distraída desse meu desejo, ele aparecer sem avisar. (...)"

Vem isto a propósito das listas de desejos e resoluções para o ano novo que todos de alguma forma vamos fazendo, por escrito ou mentalmente, nesta altura. A motivação para algumas intenções que pretendo concretizar no ano de 2016 continuo a tê-la. Mas o tempo foi acumulando também em mim um certo desencanto residual, por tanto desejar algo que insiste em manter-se absolutamente imutável. Talvez por isso criei as minhas defesas, e uma delas é claramente, castigar esse desejo excluindo-o da minha lista, assim, tal como a Joana diz fingindo "que não quero mais essa coisa."

Desejo nascido no século passado, se achares que 2016 é finalmente O ano para veres a luz do dia, por favor, impõe-te na minha lista de... concretizações!

[ Créditos Imagens | Pinterest* ]

* se calhar é só por isto... ;)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...