sábado, 6 de fevereiro de 2016

Casas cor-de-mim #8






O mármore é o principal traço comum a estas três cozinhas que hoje aqui destaco. Trata-se de um material intemporal e a sua utilização, nomeadamente, nas cozinhas confere-lhes um forte traço de modernidade. Nestes três exemplos podemos observar como o mármore domina completamente, pois foi utilizado, sem parcimónia, em grandes superfícies, permitindo ver a beleza das suas linhas no seu raiado único, como se cada enquadramento fosse por si só um quadro, uma obra de arte, um momento singular.


A primeira foto, de Derek Swalwell, pertence a uma residência em Melbourne, a Chambers Street Residence, um projeto assinado pelo ateliê mimDESIGN. Na zona de preparação das refeições pode ver-se uma bancada em ilha, central, completamente revestida por um tipo de mármore bastante claro com linhas e manchas cinza a contrastar com outros materiais bastante escuros, mas combinada com subtileza, por outro lado, com mobiliário branco. Daqui resulta uma cozinha muito luminosa, facto que é potenciado pela enorme janela que se abre para o exterior, para um pequeno terraço onde as refeições são servidas num ambiente de grande proximidade com a natureza.

As fotos seguintes pertencem a The Pavilion House, uma casa nos subúrbios de Sydney. Este é um projeto da responsabilidade do ateliê de Design de Interiores Arent&Pyke, premiado em 2014 com a distinção Room of the Year da House and Garden Top 50 Rooms. Nesta cozinha temos novamente o mármore em todo o seu esplendor, aqui já combinado com um tampo em madeira e onde se destacam os três candeeiros suspensos em cobre, assim como a janela corrida junto ao tecto que lhe confere uma bonita luz natural indireta. As fotos são de Anson Smart.

O terceiro projeto faz parte da Dale House, um trabalho do ateliê de arquitetura Robson Rak, excelentemente fotografado por Patrick Todisco. Adoro simplesmente o equilíbrio, quase em partes iguais, conseguido pela utilização do mármore e da madeira. Linhas muito direitas em volumes quadrangulares bem marcados para um resultado muito depurado e clean. O prolongamento da cozinha para a área exterior é muito convidativo. E é impossível ficar indiferente ao pormenor da abertura no tecto por onde entra toda a luz natural, um detalhe de grande originalidade e beleza.

Quem segue esta rubrica que vou partilhando aqui no blogue à qual dei o nome de Casas cor-de-mim já pôde perceber que por mais que a decoração seja um tema que me atrai, aquilo que verdadeiramente me apaixona são as casas onde se pode ver uma simbiose perfeita entre a arquitetura e o design de interiores. As casas que vou partilhando não são obviamente casas muito comuns (embora eu preferisse que fossem), mas claramente fascinam-me e fazem-me sonhar... A mestria dos projetos, a conjugação e a nobreza do materiais, a beleza e a estética de ambientes pensados ao pormenor produzem em mim uma espécie de encantamento. Há por aí mais alguém que partilhe esta paixão?

[ Créditos imagens | mimDESIGN | Arent&Pyke | Robson Rak Architects ]

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...