sábado, 7 de maio de 2016

Inspiração pela manhã #45

A foto que escolhi para este post tem uma frase bem humorada "Success is not for the lazy" numa caneca que pode ser adquirida aqui. Hoje é sábado, logo hoje é mesmo um daqueles dias que devemos dedicar mesmo à preguiça e daí tudo isto parecer algo contraditório...



Quando passei os olhos por esta imagem veio-me logo à memória um artigo que li recentemente no jornal online Dinheiro Vivo e que podem ler na íntegra aquiEu sei que o fim-de-semana ainda agora começou e este tema parece assim estar fora do seu lugar. Ou não. Eu gosto de aproveitar os fins-de-semana para pensar e organizar as minhas ideias longe da correria dos outros dias :)

O texto do Dinheiro Vivo tem vários aspetos com os quais não concordo ou que não têm para mim interesse, mas entre as várias ideias apresentadas encontrei algumas que são conselhos que me assentam mesmo bem. Assim, partilho convosco o que retive para mim, em jeito de pistas para pensar e adotar no meu dia -a-dia:
– O tempo é um bem valioso que merece ser bem gerido para dele podermos tirar bom proveito.
– Ter sempre por companhia um bloco de notas. Ideia mais simples é impossível: é que as boas ideias, as melhores inspirações, surgem tantas vezes quando e onde menos esperamos.
– As tarefas que se resolvem em cinco ou dez minutos podem e devem ser rapidamente cumpridas. Evitar pequenos assuntos pendentes é uma boa estratégia para não acumular... 
– Ao invés de elaborar listas intermináveis de tarefas, fazer um bom (e exequível!) planeamento do dia e da semana, agendando cada uma, será certamente um bom passo para conseguirmos ser mais eficazes.
– Todos temos uma certa tendência para adiarmos tarefas. É preciso encontrar aquelas que são (para cada um) as melhores estratégias para vencer essa tendência para a procrastinação.
– Vivemos num mundo que parece exigir que sejamos todos multitasking (!!?)... mas perceber que entre as múltiplas tarefas que temos para cumprir quando estamos dedicados a uma devemos fazê-lo naquele momento em exclusivo. Escolher o início do dia para realizar as mais importantes também se assume como um bom princípio.
– Ver e responder a emails deve ser uma tarefa com um horário específico.
– Por último, saber delegar tarefas, quando podemos, é também um poderoso aliado.

Estas oito ideias-chave são realmente boas ajudas na melhoria do desempenho da pessoa que sou. Estamos sempre a tempo de melhorar e aprender!

Bom fim-de-semana... para preguiçar, mas também para pensar ;)

[ Créditos imagens | via Pinterest ]


INSTAGRAM   |   CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...