quinta-feira, 30 de junho de 2016

Opera :: Design para todos #4


Aproximar a Ópera de Saint-Étienne da população, reforçando não só os laços com a sua audiência já fidelizada, mas tentando conquistar também novos públicos através de um conceito comunicacional assente numa linguagem simples, mas muito apelativa e impactante, foi o objetivo principal a atingir quando, em 2015, a Graphéine, uma agência de comunicação de Paris (Lyon), aceitou o projeto de renovação da identidade visual daquele importante espaço cultural.


O primeiro passo foi dado com a mudança do logótipo. Partindo da fragmentação da letra O (inicial de Ópera), os designers da Graphéíne criaram várias semelhanças gráficas com o espaço – o auditório e o palco –, de entre as quais se destaca uma analogia formal forte. e de identificação muito imediata, com a forma arquitetónica imponente, e que se encontra à vista de todos, do próprio telhado do edifício da Ópera de Saint-Étienne. Mais tarde, no contexto da campanha criada para o relançamento e aproximação do espaço ao público, esta mesma forma adquire uma nova e ainda mais empática identificação com o sorriso e a expressão de espanto do público. Trata-se de uma linguagem gráfica muito marcante, com uma abordagem assumidamente popular e de fortíssimo impacto, rigorosamente em linha com os objetivos predefinidos para o projeto.

A campanha de apresentação da nova identidade da Ópera de Saint-Étienne e de lançamento da primeira temporada, desenvolvida pela Graphéine, vem consolidar o objetivo principal da comunicação: a identificação com a população local e com o seu público. Para tal, a agência parisiense construiu todas as imagens da campanha sobre um projeto fotográfico em que foi proposto a todo o staff da Ópera uma colaboração voluntária através dos seus próprios sorrisos e rostos de espanto e redescoberta. Envolver os colaboradores foi uma aposta certeira que permitiu ainda contornar a opção de recorrer a bancos de imagem. O trabalho de copy traduziu num slogan muito interessante o remate final para uma comunicação completamente focada nos seus objetivos: Et la magie opéra...

Finalmente, na perspectiva do público, há qualquer coisa de musical em todos os posters, como se cada imagem tivesse som, tivesse uma voz...! Um voz que assim, operando com magia, chega a todo o seu público!

Um trabalho notável, não vos parece?

-----------------------------------
E para quem quiser saber ainda mais sobre este trabalho, que em 2016 já teve continuação sob a forma de um concurso. lançado em fevereiro, não deixem de consultar todos os links, em rodapé. 












[ Créditos | Graphéine | Pin Them All | Béhance ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...