sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O tempo e a escala, em Nader Sharaf


Moderate Love for Nature é o título de uma série de ilustrações de Nader Sharaf, um ilustrador de ascendência palestina que atualmente vive e trabalha em Madrid. Este conjunto de desenhos é um projeto pessoal para o qual Nader se inspirou em pormenores de fotografias reais e onde a figura humana está sempre presente.

As ilustrações da série Moderate Love for Nature prendem rapidamente a atenção. Desde logo sobressai o desenho anatomicamente muito rigoroso de Nader e o seu traço preciso no delinear das personagens que cria. Mas imediatamente a seguir somos surpreendidos com detalhes de situações que fundem escalas diferentes num mesmo desenho e a forma como ele apresenta um universo tão rico de imaginação, utilizando uma narrativa algo surreal, conquista o interesse e a curiosidade do espectador. E é aqui que somos levados a perceber que as suas ilustrações conjugam igualmente uma concepção do tempo muito particular.

A dimensão temporal que Nader Sharaf nos propõe em cada trabalho tem momentos com leituras distintas, que embora decorram em simultâneo, num primeiro impacto da imagem, têm depois ritmos e velocidades diferentes. A este propósito Nader Sharaf afirmou ao blogue espanhol Dadanoias, em janeiro de 2012, numa "Entrevista mágica..." que "(...) En mis dibujos, el tiempo es más una cuestión física. Lo que represento son instantáneas que dan paso a otra cosa donde yo ya no intervengo. Ese momento, a pesar de estar congelado, es siempre el presente, y cuesta referirse a él como “tiempo” porque no proviene de ningún pasado manifiesto ni va hacia ningún futuro explícito salvo, quizá, en la mente de quien los mira. (...)"

A escala ou a relação de grandeza entre as personagens destas ilustrações é, porventura, o seu aspecto mais marcante. Nader propõe ao seu público um olhar atento sobre um mundo imaginário de pequenas figuras que habitam as pessoas, sem que estas se apercebam, cumprindo pequenas tarefas. É muito interessante descobrir esta espécie de sub-mundo liliputiano de personagens minúsculas e deixarmo-nos levar pela curiosidade e pelo encanto que despertam em nós.

O universo gráfico deste conjunto de ilustrações constitui também uma marca muito forte em todo o seu trabalho, o qual justifica plenamente todo o tempo que lhe dediquemos. Nader Sharaf tem trabalho publicado em muitas revistas, editoras de livros e publicidade, em vários países, e no seu currículo consta também o 1º prémio, recebido em 2012, na categoria Desenho, Ilustração e Banda Desenhada – Pancho Cossío Young Artists National Competition.

Fiquem agora com as imagens, que são puro deleite visual :)








[ Créditos: Nader Sharaf | Moderate Love for NatureEtsy | Fubiz | Pinterest | Facebook | Béhance 1 |  Béhance 2  |  Justapoz | Monde Mag ]

INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...