quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O rebranding da Vodafone

|  DESIGN PARA TODOS  |


A Vodafone renovou a sua imagem global redesenhando o seu logótipo. A opção tomada pela marca, que se apoiou em diversos estudos de opinião levados a cabo nos vários países onde a marca está presente, seguiu a via da simplificação quase minimalista que procura afirmar de forma bem vincada o seu símbolo, o qual se centra na utilização de um ícone que nos remete de imediato para um balão de banda desenhada. O novo foco da marca Vodafone vai totalmente para a mensagem, para aquilo que se diz, para a voz de cada utilizador.



Para cumprir esta missão e reforçar o seu posicionamento no mercado, a Vodafone tem agora uma imagem assumidamente bidimensional e a cor plana, muito forte, afirmativa e positiva, transmite a sua missão, todos os seus valores e a estratégia da marca. Esta opção está, aliás, em linha com o que várias outras marcas de dimensão mundial têm vindo a fazer com os respetivos logos, tais como a Movistar, a Audi, a Hyundai ou o YouTube (de que já falei aqui): a Vodafone redesenha o seu logo/marca apostando na simplificação e na imagem plana, sem quaisquer texturas ou outros artifícios que induzam volume ou perspectiva.



O lettering utilizado no nome Vodafone também foi alterado e a escolha da marca recaiu sobre a sua própria tipografia corporativa, a Vodafone Bold, numa tentativa de transformar todas as peças de comunicação num conjunto coeso e homogéneo.

A transformação gráfica do logótipo da marca Vodafone foi apresentada ao mundo no passado dia 6 de outubro integrada numa campanha que evidencia um novo posicionamento estratégico. O novo slogan dá corpo – e voz – a uma ideia central para a marca: a crença forte e muito positiva de que há lugar para acreditar com otimismo para o futuro, através da tecnologia – "The future is exciting. Ready?" A Vodafone dirige-se assim a um público jovem que manifestamente acredita no poder da tecnologia e dos serviços digitais para transformar e melhorar a qualidade de vida individual no futuro. Esta nova assinatura é, simultaneamente, um convite e um desafio aos seus clientes!





Em Portugal o filme da campanha da Vodafone foi produzido pela produtora do cineasta Ridley Scott (Portugal) e nele é possível identificar algumas cenas captadas em Lisboa e no Porto. A direcção ficou a cargo do realizador Enrique Escamilla e a produção é da Garage Filmes.


A campanha que suporta esta estratégia foi implementada nos 36 países onde a marca Vodafone opera e dirige-se aos seus públicos com a primeira frase traduzida em cada país, mas mantendo sempre a segunda parte em inglês. O futuro é incrível. / Il futuro è straordinario. / El futuro es apasionante. / The time is exciting. Ready?

Bom-dia e tenham uma ótima quinta-feira!

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P R O J E T O
Vodafone  //  2017
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A U T O R
Brand Union 
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D I R E C Ç Ã O   C R I A T I V A
Adam Johnson / Brand Union
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[ Créditos: Vodafone | Vodafone brand evolution | Brand Union | Ridley Scott (Portugal) | Garage Filmes ]



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