sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O primeiro dia

Ilustração de Paulo Galindro


Foi dos primeiros a entrar na sala assim que a professora C. abriu a porta. Dirigiu-se às mesas e escolheu o seu lugar, não muito à frente, mas também sem ser o último. Sentou-se. Sorria e estava feliz.

Os amigos foram entrando também. Os rapazes contentes conforme reviam os amigos, as meninas mostravam com orgulho o material escolar que traziam na mochila. Grande excitação no ar e alguma emoção nos rostos dos pais.

A certa altura quis fazer-me uma pergunta, ao ouvido: "E se eu hoje ficar já de castigo?" O Ricardo sabe como é traquinas, e sabe também que os castigos por se portar menos bem, às vezes, muitas vezes, acontecem com demasiada naturalidade.

Mas hoje, este meu filho mais pequeno, está subitamente mais crescido. Assim, de repente, quer estar à altura desta nova etapa. Porque ele, como tantas vezes lhe digo, sabe como portar-se bem! 

Venha então o admirável mundo da escola: as letras, a leitura, os algarismos, o raciocínio. a imaginação, a criatividade, as brincadeiras, os desafios, as descobertas, as amizades e os afetos.

A escola é um espaço para aprender a ser livre e feliz!

A escola é um tempo para crescer, todos os dias. Desde o primeiro dia.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...