quinta-feira, 23 de junho de 2016

FADU :: Design para todos #3


A empresa portuguesa Gen Design Studio, fundada em 2005 e com sede na cidade de Braga, desenvolveu um projeto de branding para a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Este projeto que teve como resultado a criação de um logótipo visualmente muito interessante e esteticamente bastante original é fruto de um minucioso e exaustivo trabalho de pesquisa que permitiu chegar a um desenho final com uma clara semelhança formal com uma coroa de louros, símbolo de vitória dos atletas olímpicos, conjugando também uma aproximação à letra U que reforça igualmente o conceito de união.


A partir do estudo dos movimentos que distinguem cada modalidade, e tentando reduzir cada uma delas aos seus traços essenciais, definindo linhas de força que pudessem ser visualmente caracterizadoras de cada disciplina desportiva, foi possível atingir um sistema gráfico de regras que convergiram num desenho equilibrado e uniformizado. Seguiu-se depois um trabalho de integração e encaixe com vista ao alcance de um símbolo aglutinador da diversidade do conjunto de silhuetas concebidas. A cor única escolhida estabelece no final não só a unidade pretendida como permite transmitir os valores da marca, nomeadamente o dinamismo, a força, o profissionalismo, a seriedade e a união assim como o espírito competitivo inerente à prática desportiva.

A solução de design gráfico encontrada tem ainda a vantagem de poder usar uma assinatura própria quando se pretende identificar e distinguir cada modalidade sem nunca perder a sua ligação ao todo da estrutura do seu conjunto. A complexa combinação de conceitos da multidisciplinaridade inicial vai culminar numa identidade forte que expressa de forma coerente, dinâmica e eficiente todos os seus objetivos comunicacionais.

Pentatlo moderno, bilhar, triatlo, futevolei, futebol, futsal, basebol, squash, judo, esgrima, basquetebol, canoagem, vela, hóquei em patins, bridge, andebol, tiro com arco, karting, remo, natação, orientação, escalada, rugby, xadrez, bodyboard, surf, golfe, karaté, taekwondo, winter sports, beach games, badmington, atletismo, ginástica, voleibol, ténis de mesa e ténis... A lista de modalidades que a marca agora criada pretende englobar é manifestamente muito vasta e diversificada, o que diz bem da complexidade deste projeto no seu briefing inicial, mas isso apenas torna surpreendentemente positiva a grande originalidade e o brilhantismo do resultado final que é também, na minha opinião, uma solução gráfica muito feliz.








[ Créditos | FADU | Gen Design Studio ]


INSTAGRAM   |   CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...