quarta-feira, 13 de julho de 2016

A mãe aprende todos os dias


Quando os meus filhos estão juntos a brincar ou a jogar a qualquer coisa, acontece recorrentemente, como é próprio entre irmãos de idades próximas, desentenderem-se um com o outro. A razão causadora do conflito pode ser qualquer uma, mas é indiferente e irrelevante para a aprendizagem da mãe. Vou explicar melhor.


Quando isto acontece, sinto crescer em mim muita irritação com nervos à mistura e, sei-o agora, alguma precipitação também... A forma como eles expressam o seu desentendimento, com as vozes a subirem acompanhando trocas de palavras menos amistosas, acaba rapidamente com a minha (já pouca) paciência e calma. O meu passo seguinte, como se de um gesto instintivo se tratasse, é o de interromper o que estou a fazer e dirigir-me a eles pronta para intervir.

Segue-se aquele momento em que a mãe (eu, no caso) começa por pedir a cada um na sua vez para me contar a sua versão do sucedido. Assumo de repente o papel do árbitro ou do juiz, disposta a gerir a contenda com sabedoria e sapiência maternais. Tento portanto ser a mãe heroína capaz de restabelecer a justiça e ensinar à parte faltosa um novo e muito proveitoso ensinamento para a Vida. Na verdade, no final, eles apenas vincam as suas posições, acentuam a diferença e eu frequentemente fico sensível aos argumentos de ambos os lados. Acabo por ralhar com os dois, o que lhes desagrada a eles e sobretudo não resolve nada.

Ultimamente, tenho posto em prática outra atitude, que mais não é do que uma não-reação...

Eles começam a desentender-se e eu fico quietinha no meu sítio como se nem sequer estivesse a ouvir. E o que é que acontece a seguir?...

Eles continuam a sua pequena briga, mas o conflito, em pouco tempo,... vai-se desvanecendo, ou seja, perde força!

Pois é, descobri que eles para uma boa parte destes pequenos desentendimentos têm uma espécie de auto-regulação natural. E é o melhor!

O que é que uma mãe pode pedir mais?
Pode pedir para continuar a aprender mais todos os dias...! J

[ Créditos imagens | manhãs perfeitas ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...