quarta-feira, 13 de julho de 2016

More than... UEFA Euro 2016


Há muitas histórias sobre a vitória de Portugal no Euro 2016 e vale a pena reter algumas delas para refletir. As que guardo para mim têm um denominador comum: as palavras confiança e acreditar.


Tenho a convicção de que quando alguém nos diz por palavras ou nos mostra por ações que confia em nós, essa atitude gera quase sempre desempenhos mais positivos. Sentir o apoio de alguém que nos é próximo e que admiramos fortalece-nos e não raras vezes essa demonstração de confiança é, simplesmente, aquele empurrãozinho que tanto precisamos. Pelo contrário, quando tal não acontece, tudo se torna mais difícil...

Ter a certeza que alguém acredita em nós e nas nossas capacidades ao ponto de nos convencer a vencer os nossos próprios medos e inseguranças é uma poderosa vitamina e pode ser a energia positiva determinante que potenciará as competências, o talento e a vontade gigante que, por vezes, trazemos dentro. A confiança leva-nos a acreditar e são essas duas palavras juntas que nos vão permitir conjugar o verbo conseguir, na primeira pessoa. Do singular ou do plural, como neste caso. Portugal conseguiu! Nós fomos capazes!

More than... Mais do que um ícone, mais do que um título de melhor jogador de futebol do mundo, mais do que o talento, a perseverança, o foco nos objetivos que lhe conhecemos, o capitão da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, soube ser neste campeonato de futebol da Europa um distribuidor de doses de confiança aos companheiros da equipa, em momentos decisivos. O resultado saboroso que alcançámos está agora aqui para que o vivamos e celebremos. Mas também, se o quisermos, para que nos possa servir de exemplo, a todos, individualmente, na vida de todos os dias. Sempre que tentarmos transformar um sonho em objetivo, o caminho, já o sabemos, faz-se sempre de crer e confiança.

A imagem que abre este post é um trabalho de ilustração de Florian Nicolle, para a ESPN – Entertainment and Sports Programming Network: criar um conjunto de 25 posters para celebrar a Euro 2016. Partindo do slogan “More Than…” e de um jogador representante de cada seleção, este artista gráfico francês adaptou o mesmo conceito inicial para as características de cada equipa, de cada país, de cada seleção numa mesma imagem, onde nas suas próprias palavras “I try to create an image that retains the freshness of the first paint stroke, and to find the union between spontaneity and realism.

Para conhecerem todas as ilustrações desta série, bem como outros projetos gráficos de Florian Nicolle basta seguirem os links no rodapé deste post.


[ Créditos | Florian Nicolle | Béhance | Pinterest ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...