segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A semana começa com... Cécile Veilhan


Esta semana está assinalada na agenda de muitas famílias: a escola recomeça abrindo um novo ano letivo. Este facto é motivo de grandes expectativas, de algumas inquietações, surgem novas rotinas e muitas emoções. Os rostos das crianças, dos pais e das mães são o palco de todo um colorido de sentimentos, por vezes antagónicos, de alegria, de ansiedade e alguma preocupação.


Cécile Veilhan é uma artista plástica francesa, nascida em Nantes em 1965. O seu trabalho criativo tem como personagem central a mulher e todo o seu universo de vivências, de interesses e de emoções. Cécile Veilhan tem um registo gráfico muito próprio e absolutamente belo. O seu traço elegante e de linhas finas apresenta-nos um mundo de situações no feminino com uma grande e singular delicadeza. As suas telas encantam-nos pela expressão dos rostos e dos sentimentos vivenciados pela mulher nos seus múltiplos papéis, pelos vestidos e padrões florais, pela ternura e cuidado com os filhos, pelo convívio e pelas conversas com as amigas, pelas atividades e temas que desenvolve e aos quais se entrega com paixão.

A felicidade, o amor, a doçura, a introspeção, a tristeza, a intimidade, a maternidade, a família, as relações sociais, o desporto – Cécile Veilhan desenha e pinta mulheres de todas as idades, construindo com o seu próprio universo plástico e cromático, o mundo no feminino através dos seus olhos. A artista explica o seu trabalho, o que procura exprimir nas suas telas: «Ce que j’essaye de faire passer, c’est un peu l’impact du monde quotidien sur la femme, car cet être a la capacité d’exprimer tous les sentiments, de ressentir toutes les petites choses de la vie. L’inspiration me vient des scènes de vie que j’imprime mentalement et qui ressurgissent sur les toiles à plus ou moins long terme.»

Nos quadros de Cécile Veilhan podemos encontrar com facilidade o tema da relação com os filhos e a escola e é por aí que vos convido a iniciarem uma visita ao prolífico trabalho plástico desta artista francesa e a conhecerem um pouco mais em pormenor a sua obra notável.


























Vale muito a pena observar tanto a riqueza do detalhe de um vestido como, em algumas imagens, a surpreendente curiosidade patente nas referências a grandes obras de artistas consagrados na História da Arte.

Boa segunda-feira, boa semana!




INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...