Quando o design se
alia ao turismo e ao desporto obtém-se, por vezes, um resultado brilhante. O
projeto que hoje apresento, da designer Adriana Astúa, fica bem ao lado de
adjetivos como elegância, beleza e brilhantismo. Venham conhecer o projeto
Sports Games Cartago'16.
Um grupo de designers
da Costa Rica foi desafiado para imaginar a realização dos Sports Games 2016 no
seu país. A cada profissional foi sugerida uma das sete províncias
costarriquenhas e cada projeto deveria inspirar-se na riqueza da cultura da
Costa Rica, na arquitetura, na beleza natural e na hospitalidade e calor das
suas gentes. Cartago foi a província atribuída a Adriana Astua.
O desenho do logo
teve como objetivo principal unificar numa só imagem os três locais históricos
mais representativos de Cartago: a Basílica, o vulcão Turrialba e a barragem de
Cachi que se aglutinam num círculo, o qual remete também para Guayabo, um importante
sítio arqueológico desta província da Costa Rica. O registo gráfico do logo desenhado
por Adriana Astúa utiliza em cada ícone cinco linhas numa referência aos
círculos do símbolo olímpico. Este trabalho implicou um enorme poder de síntese
na simplificação do desenho e daí resultou um elegante logótipo pleno de
movimento e dinamismo.
A partir do logo
inicial, o desenvolvimento da marca passou por se estender o registo gráfico
criado a outros locais representativos do património turístico de Cartago, o
que permitiu conceber pequenos mosaicos e chegar a um belíssimo padrão que
marca com grande beleza todo o projeto. Este padrão teria uma utilização
arquitetónica na identificação de diferentes espaços para a realização do
evento, como se pode ver em muitas das imagens de apresentação do projeto.
Os outdoors criados por Adriana Astúa para promoção das várias modalidades desportivas presentes nos Jogos demonstra bem o potencial da imagem gráfica deste projeto. A elegância das linhas, a cor azul escolhida, o movimento implícito e a sua coordenação com as fotos dos atletas resulta num conjunto que vai muito além da imagem estática e bidimensional de simples cartazes.
Este projeto, tal
como referi logo no início, aposta numa beleza e jovialidade com forte
potencial turístico que o torna uma excelente e atrativa proposta de design.
Bom trabalho, não acham?
Para conhecerem os
outros projetos desenvolvidos pelos restantes designers do grupo – SAN JOSÉ (de
Marianela Solano), ALAJUELA (de Gloriana Guadamuz), HEREDIA (de Susana Salas), GUANACASTE
(de Franklin Guevara), PUNTARENAS (de Rodrigo Lobo) e LIMÓN (de Milena Soto) –,
basta clicarem aqui.
[ Créditos: Adriana Astúa | Béhance | Pinterest 1 | Pinterest 2 | Vimeo ]
Sem comentários :
Enviar um comentário