quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Cartago'16 :: Design para todos #8



Quando o design se alia ao turismo e ao desporto obtém-se, por vezes, um resultado brilhante. O projeto que hoje apresento, da designer Adriana Astúa, fica bem ao lado de adjetivos como elegância, beleza e brilhantismo. Venham conhecer o projeto Sports Games Cartago'16.


Um grupo de designers da Costa Rica foi desafiado para imaginar a realização dos Sports Games 2016 no seu país. A cada profissional foi sugerida uma das sete províncias costarriquenhas e cada projeto deveria inspirar-se na riqueza da cultura da Costa Rica, na arquitetura, na beleza natural e na hospitalidade e calor das suas gentes. Cartago foi a província atribuída a Adriana Astua.

O desenho do logo teve como objetivo principal unificar numa só imagem os três locais históricos mais representativos de Cartago: a Basílica, o vulcão Turrialba e a barragem de Cachi que se aglutinam num círculo, o qual remete também para Guayabo, um importante sítio arqueológico desta província da Costa Rica. O registo gráfico do logo desenhado por Adriana Astúa utiliza em cada ícone cinco linhas numa referência aos círculos do símbolo olímpico. Este trabalho implicou um enorme poder de síntese na simplificação do desenho e daí resultou um elegante logótipo pleno de movimento e dinamismo.







A partir do logo inicial, o desenvolvimento da marca passou por se estender o registo gráfico criado a outros locais representativos do património turístico de Cartago, o que permitiu conceber pequenos mosaicos e chegar a um belíssimo padrão que marca com grande beleza todo o projeto. Este padrão teria uma utilização arquitetónica na identificação de diferentes espaços para a realização do evento, como se pode ver em muitas das imagens de apresentação do projeto.





























Os outdoors criados por Adriana Astúa para promoção das várias modalidades desportivas presentes nos Jogos demonstra bem o potencial da imagem gráfica deste projeto. A elegância das linhas, a cor azul escolhida, o movimento implícito e a sua coordenação com as fotos dos atletas resulta num conjunto que vai muito além da imagem estática e bidimensional de simples cartazes.







Este projeto, tal como referi logo no início, aposta numa beleza e jovialidade com forte potencial turístico que o torna uma excelente e atrativa proposta de design. Bom trabalho, não acham?

Para conhecerem os outros projetos desenvolvidos pelos restantes designers do grupo – SAN JOSÉ (de Marianela Solano), ALAJUELA (de Gloriana Guadamuz), HEREDIA (de Susana Salas), GUANACASTE (de Franklin Guevara), PUNTARENAS (de Rodrigo Lobo) e LIMÓN (de Milena Soto) –, basta clicarem aqui.

[ Créditos: Adriana Astúa  |  Béhance | Pinterest 1 | Pinterest 2 |  Vimeo ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...