quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Insta_manhãs #64



1  |  2
3  |  4

1  Quinta do Mocho IV (pormenor)
As quatro fotos deste Insta_manhãs marcam um dia diferente, no final de novembro passado em que visitei a Quinta do Mocho, em Sacavém durante uma manhã com uma luz particularmente bonita. Há um ano atrás, a 6 de dezembro de 2015, a jornalista Cláudia Carvalho Silva escrevia assim nas páginas do jornal Público: "Só o nome do bairro suscitava apreensão em muitos, desconfiança em alguns. Como uma nuvem negra, há um estigma associado ao bairro de Sacavém: crimes, drogas, violência. Os taxistas recusavam-se a entrar no bairro, os moradores escondiam a sua residência quando procuravam emprego. (...) Hoje, a Quinta do Mocho tem uma alma nova (...)"
Eu não estava à espera do que por mim aguardava naquela manhã. A Quinta do Mocho é um bairro nos arredores de Lisboa, no concelho de Loures, mas hoje é muito mais do que isso: é a maior galeria de arte pública da Europa! E vale muito bem o tempo de uma visita.


2  Quinta do Mocho III // Vhils
Alexandre Farto aka Vhils é um artista urbano, nascido em 1987, com uma atividade artística muito prolífica desde o ano 2000 e que se assume como escritor de grafitti. Artista português com uma produção muito fértil de que são testemunhas obras presentes em muitos locais tanto em Portugal como no estrangeiro é autor de uma técnica e uma estética muito próprias no desenvolvimento do seu trabalho criativo de poesia visual em ambiente urbano. Vhils está presente na Quinta do Mocho com duas obras sendo a que fotografei nesta imagem particularmente impressiva.

3  Quinta do Mocho I // Astro
Fiquei muito impressionada com o efeito visual em trompe l'oeil do trabalho de Astro nestas fachadas de prédios da Quinta do Mocho e pela expressão fortemente cenográfica que imprimiu a este espaço. A cor e a ilustração gravadas na parede conferem ao ambiente desta praceta um efeito plástico e teatral de que gostei muito e que neste dia beneficiaram ainda das condições da luz e da intensidade do azul do céu por entre as nuvens que ameaçavam por vezes alguma chuva. Greg Astro tem uma obra muito vasta e de inegável interesse. Inspirado por outros artistas plásticos como Hartung, Vasarely ou Mucha, Astro tem desenvolvido de forma singular o seu universo criativo através da exploração dos jogos de sombras e de luz, da utilização da cor e sobretudo pelo exercício da ilusão da perspectiva e da profundidade.

4  Quinta do Mocho II // Adres
A figura desta criança desenhada e pintada na fachada de um prédio na Quinta do Mocho interpela fortemente o público. A dureza do claro/escuro, a luz sobre as pernas da criança, a sua atitude, o gesto, os desenhos que insiste em gravar na parede são motivos muito fortes para não deixar ninguém indiferente. Trata-se de um trabalho de Adres! integrado na iniciativa o Bairro i o Mundo para a Quinta do Mocho, em Sacavém. 

Foi uma manhã surpreendentemente bem passada! As fotos são o meu testemunho e o melhor argumento para o convite: a Quinta do Mocho tem visitas guiadas por moradores do bairro aos sábados de manhã :)

[ Créditos imagens | my Instagram ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...