| DESIGN PARA TODOS |
... e dir-te-ei quem és! ;)
O cartão de visita continua a ser uma peça gráfica útil e relevante sobretudo do ponto de vista das relações entre as empresas e os seus clientes ou potenciais clientes, sejam eles também empresas ou não. O cartão pessoal persiste igualmente como forma de apresentação individual principalmente em contexto de trabalho. Assim se explica o interesse que um simples cartão com 85 x 55 mm (se considerarmos a sua dimensão standard) mantém numa sociedade cada vez mais dominada pelos suportes digitais. O cartão de visita tenta ser muito mais do que um simples veículo – prático e acessível – para a comunicação da informação de contacto de uma pessoa, individual ou colectiva. Ao desenhar um cartão de visita, o designer explora todo o potencial criativo deste suporte que identifica, distingue, diferencia e afirma os valores da empresa ou da pessoa que ele apresenta. Venham conhecer os exemplos que escolhi para um olhar mais atento. Aceitam o convite?
Único e singular – a simplicidade deste cartão cativa e prende de imediato o olhar. A palavra "little", num registo handwriting, e o ramo de folhas concentram a atenção e formam um conjunto com grande leveza visual que "respira" envolvido pelo branco do cartão em que está impresso. A própria impressão tipográfica ao gravar os elementos cria um ligeiro baixo relevo que acrescenta valor e distinção ao resultado final. A máxima "Less is more" cumpre-se aqui de forma inegável!
---------- | Mantas Parazinskas / DESIGN: Elegante Press | ----------
Um exemplo monocromático impresso a preto sobre cartão branco de gramagem elevada e que se serve visualmente apenas de dois elementos gráficos para remeter imediatamente para a área profissional que apresenta. As linhas verticais "cortadas" exemplarmente pela bonita tesoura abrem espaço para a informação: o nome e os contactos.
---------- | Bluebird Design / DESIGN: Jennifer Hanlon (Bluebird Design) / IMPRESSÃO: The Mandate Press | ----------
A beleza deste cartão destaca-se com grande facilidade não só pela cor mas também pela graciosidade dos elementos decorativos sobre os quais surge a silhueta de uma ave e nela a apresentação da empresa com a sua marca. O cartão é impresso em dupla face e é no verso que encontramos a informação de contacto. Uma nota para dois pormenores de design que distinguem e melhoram a imagem deste cartão: a orientação vertical e o arredondamento dos cantos.
Há aqui neste cartão um curioso jogo entre a frente e o verso. A face principal do cartão continua no seu verso para que se complete a informação. A justaposição alternada de cartões em frente e verso forma uma espécie de puzzle que tira partido do contraste das suas cores planas – vermelho, cinza e preto. Estes tons fazem a identidade gráfica da empresa de design que deste modo personaliza a sua imagem. O design deste cartão é da própria OUI Design que assim se apresenta aos seus clientes com um bom exemplo do seu trabalho gráfico.
Danni Hong é a autora do blogue Oh, Hello Friend e uma pessoa apaixonada por artigos de papelaria e pelo carácter artesanal das peças de estacionário que comercializa através das quais tenta transmitir aos seus seguidores mensagens positivas de motivação. Não admira por isso que tenha criado para a sua marca este original cartão de visita. Utilizando materiais muito acessíveis e pouco dispendiosos como cartão, autocolantes em fita e flores secas, Danni apresenta-se aos clientes e admiradores da OHF com uma imagem em total sintonia com os seus valores e a sua missão.
Um designer de iluminação cujo cartão de visita só pode ser lido e percebido fazendo uso da própria luz é algo que dispensa mais adjetivos ou qualificativos ao entrar diretamente para a categoria: excelente! A agência de Singapura The GOVT desenhou para Adrian Tan um cartão de design minimalista com recurso exclusivo à cor preta impressa sobre branco. A fonte linear, retilínea e sem serifas utilizada apresenta cada letra semi-impressa na frente do cartão e a outra parte nas costas do mesmo tornando-a completamente abstrata e imcompreensível quando se olha apenas para qualquer uma das faces. Porém, quando o cartão é colocado de frente para uma fonte de luz a mensagem revela-se: LIGHTING DESIGNER!
Este cartão de visita expressa bem um design em íntima relação com a área de negócio da marca que representa. A Jurgos Keramika é uma empresa de cerâmica artística com um trabalho criativo muito peculiar e que podem conhecer através do link na legenda da foto. A excelência da qualidade do trabalho de impressão eleva o potencial fortemente apelativo deste cartão com um cortante especial no seu contorno e que torna impossível não ter vontade de lhe pegar e levar connosco :)
O que acham deste conjunto de cartões de visita que escolhi para o post de hoje? Já os conhecíam a todos? Espero que tenham gostado e que eles possam ser uma boa inspiração para a semana de trabalho que hoje começa.
Sem comentários :
Enviar um comentário