terça-feira, 17 de outubro de 2017

Show me your business card... #2

|  DESIGN PARA TODOS  |

... e dir-te-ei quem és! ;) 


Começamos esta semana com o regresso – muito! :) – aguardado ao tema central deste blogue: o design gráfico. Vamos focar-nos num conjunto de cartões de visita que selecionei e ver com atenção os pormenores que os tornam mais apelativos e os distinguem de tantos outros, ou seja, vamos ver como o design cumpre o seu propósito nesta peça simples, de pequena dimensão, mas que continua a servir eficazmente os objetivos que justificam a sua existência.



---------- | Quadrat Kollektiv / DESIGN: Muskat Design | ----------

O cartão de visita da Quadrat Kollektiv, uma produtora de filmes alemã, foi impresso apenas em preto sobre o branco do próprio papel/cartão e em cada cartão pode ver-se uma parte do logo da empresa. Só com um conjunto de quatro cartões é possivel visualizar o logo na sua totalidade, o qual resulta de um exercício de linhas retas que tendem para uma forma quadrangular e cujo centro induz um enquadramento de algo ou alguém que se fotografa ou filma. Assim é a face principal deste cartão vertical que apresenta a respetiva empresa com o nome grafado numa fonte não-serifada e em caixa baixa. O resultado deste pequeno puzzle/jogo de cartões tem em cada verso a identificação pessoal e os contactos.

---------- | Peter Donnelly Illustration / DESIGN: Peter Donnelly | ----------

A ilustração destaca-se na face principal do cartão de visita de Peter Donnelly, desenhado pelo próprio, e introduz-nos diretamente a sua área de trabalho: a ilustração. O traço e o estilo gráfico das imagens que cria sobressaem desde logo, enquanto a ilustração mostra claramente os meios que o autor utiliza para as construir e para comunicar as suas mensagens. Na outra face, o cartão "apresenta-se": o nome do ilustrador e todos os seus contactos utilizam uma fonte tipográfica que, só por si, enquadra igualmente a atividade de Peter Donnelly.

---------- | Megan Sheerin / DESIGN: Ascender | ----------

Megan Sheerin apresenta-se como escritora, produtora de conteúdos e especialista na melhor forma de comunicar o posicionamento estratégico das marcas. Em sintonia com este perfil, a Ascender desenhou o seu cartão de visita (que na realidade são vários cartões, como podem ver através dos links) recorrendo a uma estratégia de grande impacto comunicacional. O cartão de visita, e todo o seu estacionário, desenvolvem-se em torno de uma ideia que passa por utilizar uma frase/slogan recorrendo às primeiras duas letras do nome – ME – e às duas últimas do apelido – IN –, integrando-as por via da cor nessa mesma frase forte. Assim, a face principal deste cartão exibe apenas essa frase, mas "obriga" a ler de imediato o nome Megan Sheerin que assim se identifica. Os contactos estão naturalmente no verso de forma a que o impacto da comunicação esteja todo na frente do cartão, sem qualquer outra mensagem ou ruído visual que o diminua.

---------- | Brian Kammerzelt (Critique by Creating / DESIGN: Dolce Press ) | ----------

Este cartão foi desenhado pela Dolce Press para uma empresa de fotografia – Critique by Creating – e concentra toda a atenção numa palavra, a qual se destaca pela cor num conjunto que mais não é do que uma espécie de sopa de letras. A tipografia destaca pela diferenciação da cor a palavra "create" numa face do cartão e na face oposta mostra o nome e os contactos da empresa. Uma ideia muito simples num cartão com excelente qualidade de impressão. De forma mais subtil, fazendo uso de um pouco mais de atenção, pode ler-se na última linha também a palavra "photographer" e assim se completa, em todos os seus objetivos, a função deste cartão de visita.

---------- | hello élo / DESIGN: Élodie Chaillous (hello élo), por Badcass | ----------

A cor amarela, forte e alegre, deste cartão desenhado por Élodie Chaillous para a sua empresa, é logo à primeira vista um cumprimento muito apelativo. Fazendo uso do diminutivo do nome e reforçando o seu impacto ao associá-lo à palavra "hello", este cartão de visita cumpre assim de uma assentada todo o seu propósito. A qualidade de impressão e a cor tornam impossível não reparar nesta peça gráfica, que coloca depois no seu verso toda a informação útil: os contactos da empresa.

Espero que tenham gostado e caso queiram ver ou rever o outro post desta série está aqui. Tenham um bom dia e uma ótima semana de trabalho!



--------------------   F O L L O W   --------------------

INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO
-----------------------------------------------------------

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...