domingo, 6 de março de 2016

Insta_manhãs #22



1  |  2
3  |  4

1  Árvore bailando  [Árvore sevilhana]
Este tronco de árvore parece que dança, torcendo o corpo ao sabor de uma música imaginária, como se fosse uma sevilhana. 



2  Praça de Espanha  [Hasta la vista, Sevilla!]
Situada no interior do Parque Maria Luisa, esta praça foi construida para a Exposição Iberoamericana que teve lugar em Sevilha, em 1929 e espelha bem a arquitectura e o gosto árabe que se espalhou na Andaluzia naquela época. É uma obra de arquitectura de Aníbal González, que foi também o diretor da exposição, e está decorada com tijolos à vista, mármore e cerâmica. Nas suas torres destaca-se também um certo ar renascentista e barroco. Todas as quarenta e oito províncias espanholas estão representadas nos bancos junto às paredes com os respetivos ornamentos em cerâmica num conjunto semicircular que abraça toda a Espanha e as suas antigas colónias. Numa tarde de sol com uma temperatura ambiente tão aprazível passeámos por esta praça, cheia de gente descontraída e bem-disposta ao som de música aqui e ali. Tão bom! Dá imensa vontade de voltar e conhecer mais. Hasta la vista!

3  Torre de ouro sobre azul  [Torre de Giralda, Sevilha]
Esta torre com uma altura total de 104,1 m faz parte do conjunto arquitetónico da catedral de Sevilha. Trata-se de um antigo minarete da mesquita da cidade (correspondente aos dois terços mais baixos da torre) ao qual foi acrescentada no século XVI um campanário rematado por uma estátua de Juan Bautista Vasquez, cujo nome original é "O triunfo da Fé" ou apenas "Fé". Esta peça é composta por uma bola sobre a qual se encontra el Giraldillo. A sua designação deve-se ao movimento giratório circular que a figura sugere como se rodasse com o vento e daqui que provém o nome porque é conhecida a torre. Durante vários séculos esta foi a torre mais alta de Espanha. Quando a noite cai fica assim iluminada em amarelo-ouro sobre o azul intenso e profundo do céu. Imponente e magnífica.

4  Porta  [Catedral de Sevilha, porta]
Puxador da Porta do Perdão na catedral de Sevilha, exemplo ornamental muito evidente da presença árabe. 

[ Créditos imagens | my Instagram ]

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...