sexta-feira, 8 de julho de 2016

Biblioteka :: Design para todos #5

Uma biblioteca deve ser um local aberto à comunidade que oferece o seu espaço e os seus recursos a todos aqueles que a queiram visitar. Uma biblioteca deve ser um local de interação e de partilha de saberes que convida à descoberta e oferece conhecimento a todos, sem exceção, independentemente da sua idade. Para que possam ser vividas por todos, as bibliotecas de hoje apresentam-se como locais de portas abertas, prontos a acolher todos os que se sintam tocados pela vontade de saber, descobrir e entrar.


No interior de uma biblioteca encontramos muitas e muitas páginas, físicas e virtuais, milhares de suportes através dos quais a descoberta, a compreensão e o conhecimento do Mundo chega a cada utilizador. Mas para que isto seja possivel, para que uma biblioteca possa funcionar e cumprir a sua missão, é imprescindível que ela se apresente de forma rigorosamente organizada e articulada.


O design gráfico tem aqui um papel decisivo: a criação da identidade do espaço biblioteca, a comunicação da sua função social, do seu valor, do bem que representa para a comunidade são objetivos óbvios e de grande visibilidade, mas a intervenção do design vai muito além disso, ele é o verdadeiro facilitador, o agente organizador dos temas, dos recursos, dos espaços. Orientar, ajudar a compreender, permitir encontrar, utilizar com conforto e deixar em cada um a vontade de voltar são o melhor sinal de um trabalho de design bem conseguido.
Natalia Bilska, designer polaca da Motor Studio, em Varsóvia, desenvolveu em 2012 um projeto muito interessante de criação de uma identidade visual para um conjunto alargado de bibliotecas públicas de aldeias e pequenas cidades da Polónia, numa tentativa de recuperar e revitalizar a imagem obsoleta dessas instituições. Este trabalho obteve um prémio especial num dos mais importantes concursos de design da Polónia – o "Śląska Rzecz 2015".

A identidade visual criada utiliza um conjunto de elementos gráficos muito coloridos utilizando uma linguagem gráfica contemporânea e que estabelece rapidamente empatia com o público. A composição resulta visualmente na letra B ao mesmo tempo que se pode reconhecer que o conjunto é formado pela justaposição de diferentes sinais gráficos que nos orientam para um contexto de escrita, de mensagem, de comunicação.

O trabalho desenvolveu a ideia inicial a partir do logótipo, estendendo o projeto a muitas e distintas peças como painéis informativos, sinalética, documentos vários, estacionário, cartazes, etiquetas, cartões de identificação, peças de divulgação digitais, site e um manual de normas de aplicação gráfica.



Um dos aspectos mais interessantes de todo o projeto foi o desenvolvimento de um extenso sistema gráfico de ícones, com uma parte virada para a identificação de espaços e atividades exclusivas para crianças. Apoiado numa paleta de cores que transmite ao mesmo tempo muita energia, positividade e alegria, esta iconografia assume-se como uma espécie de linguagem própria da biblioteca no diálogo com o seu público e está presente em toda a comunicação e em todas as áreas das bibliotecas. Daqui resulta uma grande coerência visual, o que contribui seguramente para o alcance dos objetivos propostos inicialmente.

Um bom exemplo de como o design pode ajudar a leitura e a rapidez de perceção do mundo facilitando o seu usufruto, contribuindo para a promoção do gosto pela leitura e para o acesso ao conhecimento. Fazendo as pessoas mais felizes...!






[ Créditos | Natalia Bilska | Béhance | Pinterest | STGU | Motor Studio 1 | Motor Studio 2 ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

2 comentários :

  1. Um design muito bem conseguido. Do jeito que eu acho que uma imagem de marca ou logotipo deve ser, simples e directo. Menos é, definitivamente, mais.
    Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Cristina! É realmente uma imagem gráfica muito apelativa, simples e que cumpre com rigor o objetivo para que foi criada.

    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...